Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Colegiados Colegiado de Ciências Biológicas Menus Histórico do Curso de Ciências Biológicas

Histórico do Curso de Ciências Biológicas

O Curso de Ciências Biológicas está inserido na história da Universidade Estadual de Feira de Santana desde os seus primórdios, quando a sociedade feirense começou – na década de 60 – a empreender esforços para a concretização do projeto de instalação do Ensino Superior, em Feira de Santana, a segunda maior cidade do Estado.

Criada em 1968 com o curso de Letras, a Faculdade Estadual de Educação de Feira de Santana passou a oferecer – já em 1970 – os cursos de Estudos Sociais e Ciências, todos licenciaturas de curta duração. Também em 1970 a Lei Estadual nº 2784 transformou a Faculdade em Fundação Universidade Estadual de Feira de Santana (FUEFS).

Já a Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS “nasceu” em 1976, através do Decreto Presidencial 77.496, sendo instalada, efetivamente, em 31 de maio de 1976. Assim como a Faculdade de Educação foi o embrião da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) o curso de Ciências pode ser considerado como o embrião do atual curso de Ciências Biológicas oferecido em duas modalidades – Licenciatura e Bacharelado.

Criada para responder, prioritariamente e de forma positiva às necessidades regionais, a UEFS manteve a sua vocação voltada para a formação de profissionais na área de educação. Essa razão que ainda prevalece nos dias atuais, norteou e norteia a criação de novos cursos.

À licenciatura curta em Ciências sucedeu o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas com habilitação em Biologia, este implantado em 1976 e cujo último vestibular foi oferecido em 1986.2, quando no ano seguinte, e a partir de demandas da comunidade acadêmica foi implantada a licenciatura plena em Ciências Biológicas.

Acompanhando a dinâmica da sociedade, a política educacional e, sobretudo, o campo de atuação profissional do Biólogo, esta mesma comunidade acadêmica, especificamente os professores do Departamento de Ciências Biológicas sentiu a necessidade de repensar o currículo do curso, fazendo parte dessa discussão a oferta da modalidade Bacharelado.

Assim, a partir do semestre letivo 1998.2, o Curso de Ciências Biológicas da UEFS passou a ser oferecido nas modalidades Licenciatura e o Bacharelado com ênfase em Biologia Animal, Ecologia, Genética, Biologia Vegetal, Biologia Humana – Análises Clínicas e Biologia Sanitária, ambas reconhecidas pelo Conselho Estadual de Educação.

Em 2004, o Colegiado do Curso de Ciências Biológicas para atender às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores em nível superior, reformulou a Licenciatura. Já para a modalidade Bacharelado essa reformulação se deu em 2005 para atender as orientações do Conselho Estadual de Educação para a “formação de um Bacharel generalista” e também para atender as Diretrizes Curriculares Nacionais ainda, naquele momento, estavam em discussão no Conselho Nacional de Educação, uma vez que ainda não se tinha instituído através de Resolução CNE/CP o tempo de duração e carga horária.

Após uma nova reformulação curricular, o Curso de Ciências Biológicas – modalidade Licenciatura passa a ser ofertado a partir do semestre letivo 2004.2 e o Curso de Ciências Biológicas – modalidade Bacharelado sem as ênfases passou a ser ofertado a partir do semestre letivo 2005.2.

Para atender mais uma vez às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas que define uma nova carga horária para a Licenciatura e para o Bacharelado – com a inclusão de novos componentes curriculares que diferencia a formação do Licenciado e do Bacharel – durante os anos de 2010 e 2011 o Curso de Ciências Biológicas passou por mais uma reformulação curricular que resultou na separação do Curso com ingresso através de seleção independente.

Dessa maneira a partir do processo seletivo 2013.1, o candidato que concorrer ao Curso de Ciências Biológicas fará a opção pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ou para o Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, ambos com identidade própria que subsidiará uma melhor formação tanto do profissional Licenciado como do profissional Bacharel.