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Componentes Curriculares Obrigatórios

BIO 132 – BIOÉTICA

Carga Horária: 30 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Bioética – Origem, fundamentos e desenvolvimento da Bioética. Autonomia, beneficência, não-maleficência, justiça e integridade. Peculiaridades e abrangências do ensino da Bioética. Direitos Humanos e Bioética. Direitos dos não-privilegiados. Ética em pesquisa. Pesquisa em seres humanos. Implicações éticas da era pós-genômica. Reprodução assistida; AIDS; avanços da tecnociência; ética ambiental; responsabilidade moral e as gerações futuras. Estudo de casos de conflitos.

 

BIO 152 – GENÉTICA BÁSICA – A

Carga Horária: 75 h

Pré-requisito: BIO 156 – Biologia Celular e Molecular – A

Ementa: As bases físicas e cromossômicas da hereditariedade. Genética Mendeliana. Padrões de herança. Interações alélicas e não-alélicas. Herança e meio. Herança poligênica. Ligação e Recombinação. Evolução do conceito de gene. Herança citoplasmática. Determinação genética do sexo. Alterações genéticas e câncer.

 

BIO 153 – GENÉTICA EVOLUTIVA

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: BIO 155 – Evolução - A

Ementa: Teoria da Evolução pela Seleção Natural e os mecanismos genéticos que explicam atuando como geradores e amplificadores da variabilidade genética. Freqüências gênicas e genotípicas nas populações, o modo matemático de determiná-las (o princípio de Hardy-Weinberg) e os fatores que alteram essas freqüências (seleção, deriva genética e fluxo gênico). O estudo da espécie biológica, a discussão sobre seu conceito, a organização do mundo vivo em espécies, os modos de especiação, o Princípio do fundador e os sistemas de acasalamento. Evolução molecular.

 

BIO 154 – BIOFÍSICA – A

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: FIS 916 – Física Aplicada à Biologia

Ementa: Biomembranas e Bioeletricidade: potencial de membrana e de ação, membranas excitáveis; Biofísica dos sistemas: renal, respiratório, circulatório; Radiatividade; Métodos físicos de análise de substâncias e estruturas biológicas.

 

BIO 155 – EVOLUÇÃO – A

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Origem da vida. Teorias pré-darwinistas de evolução. Teoria darwinista de evolução: evidências empíricas, as cinco teorias de Darwin, conceito de espécie e especiação, as variações e o pensamento populacional. Teoria Sintética da Evolução. As controvérsias sobre o poder explicativo da seleção natural: crítica ao adaptacionismo, biologia evolutiva do desenvolvimento (Evo-Devo) e a origem das novidades evolutivas. Impacto do pensamento evolucionista na sociedade contemporânea.

 

BIO 156 – BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR – A

Carga Horária: 90 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Origem e evolução da célula. A célula procariótica. A célula eucariótica: envoltórios celulares; compartimentos intracelulares; citoesqueleto. Bioenergética celular. O fluxo da informação genética. Ciclo celular e controle do crescimento. Formas limítrofes de vida.

 

BIO 160 – GENÉTICA MOLECULAR – A

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: BIO 156 – Biologia Celular e Molecular – A e BIO 465 - Bioquímica - B

Ementa: Organização e evolução dos genomas. Regulação da expressão gênica. Elementos genéticos de transposição. Bibliotecas genômicas. Clonagem e expressão em bactérias. Sequenciamento de DNA, transcriptoma e proteoma. Métodos de detecção de polimorfismos de DNA. Identificação de genes relacionados a doenças humanas. Análise genômica da evolução biológica.

 

BIO 246 – MICOLOGIA – A

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Padrões e processos em micologia básica. Biologia comparada dos grupos fúngicos. Noções básicas de fisiologia e ecologia de fungos.

 

BIO 247 – MORFOLOGIA VEGETAL – EMBRIÓFITAS

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Embriófitos: estudo da morfologia das estruturas, sua variação e evolução.

 

BIO 248 – SISTEMÁTICA VEGETAL– EMBRIÓFITAS

Carga Horária: 75 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Sistemática e filogenia de embriófitos. Aspectos morfológicos específicos de cada grupo. Importância econômica e ecológica dos grupos.

 

BIO 268 – BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE ALGAS

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Biologia e Princípios da Taxonomia e Classificação aplicados ao estudo das algas. Estudo da organização, reprodução, ocorrência, relações evolutivas e importância ecológica e econômica dos Filos Cyanobacteria, Rhodophyta, Alveolata/Dinophyta, Heterokonta/Phaeophyceae e Bacillariophyceae, Euglenophyta, Chlorophyta e Charophyta.

 

BIO 274 – FISIOLOGIA VEGETAL – B

Carga Horária: 75 h

Pré-requisito: BIO 465 - Bioquímica - B

Ementa: Estádios do Biociclo Vegetal; Estudo dos processos fisiológicos: crescimento e níveis de controle do desenvolvimento; relações hídricas; nutrição vegetal; fotossíntese; transporte de fotoassimilados. Adaptações fisiológicas e interações entre plantas e fatores abióticos durante o desenvolvimento vegetal.

 

BIO 275 – ANATOMIA HUMANA – A

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Estudo da organização morfofuncional dos sistemas constituintes do corpo humano.

 

BIO 277 – FISIOLOGIA HUMANA – B

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: BIO 268 – Anatomia Humana – A e BIO 465 - Bioquímica - B

Ementa: Estudo do funcionamento normal dos órgãos e sistema do corpo humano.

 

BIO 347 – METAZOÁRIOS I: PORIFERA A MOLLUSCA

Carga Horária: 75 h

Pré-requisito: BIO 369 – Embriologia e Histologia Animal Comparada – A

Ementa: Origem, Evolução e Filogenia dos Metazoários. Diversidade, Classificação, Morfologia, Biologia, Ecologia e importância dos filos: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes e Mollusca.

 

BIO 348 – METAZOÁRIOS II: ANNELIDA A ARTHROPODA

Carga Horária: 90 h

Pré-requisito: BIO 347 – Metazoários I: Porífera a Mollusca

Ementa: Diversidade, Evolução, Filogenia, Morfologia, Biologia, Ecologia e Importância de Annelida, Nematoda e Arthropoda. Relações filogenéticas entre filos de Ecdysozoa.

 

BIO 349 – METAZOÁRIOS III: DEUTEROSTOMIOS ANAMNIOTAS

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: BIO 347 – Metazoários I: Porífera a Mollusca

Ementa: Origem e evolução dos Deuterostomia: diversidade, evolução, filogenia, morfologia e reprodução dos Echinodermata, Protochordata e Anamniota (Agnatha, Peixes ósseos e cartilaginosos e Amphibia).

 

BIO 350 – METAZOÁRIOS IV: AMNIOTAS

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: BIO 347 – Metazoários I: Porífera a Mollusca e BIO 349 – Metazoários III: Deuterostomios Anamniotas

Ementa: Origem e evolução dos Amniota. Diversidade, evolução, filogenia, morfologia e reprodução dos Reptilia, Aves e Mammalia.

 

BIO 366 – PROTISTA HETERÓTROFOS – A

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Ecologia, Morfofisiologia e Diversidade dos Protistas Heterotróficos. Importância Ecológica e Médica dos Protistas.

 

BIO 369 – EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL COMPARADA – A

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Tipos e características da reprodução nos animais, gametogênese, diferenças e características do desenvolvimento embrionário nos animais protostômios e deuterostômios, com ênfase nos eventos que ocorrem durante a gastrulação (destino do blastóporo, formação da mesoderme, formação e funções do celoma). Características e vantagens da pluricelularidade, diferenciação tecidual e caracterização dos tecidos (epitelial, nervoso, conjuntivo, muscular, ósseo, cartilaginoso, adiposo e sanguineo).

 

BIO 400 – FISIOLOGIA ANIMAL COMPARATIVA

Carga Horária: 75 h

Pré-requisito: BIO 350 – Metazoários IV: Amniotas e BIO 465 - Bioquímica - B

Ementa: Estudo das funções de integração, regulação, movimento, sistema circulatório respiratório, digestório e excretor, nos diversos grupos animais com enfoque evolutivo e adaptações.

 

BIO 465 – BIOQUÍMICA – B

Carga Horária: 90 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: O alcance da complexidade molecular: a formação das biomoléculas. Natureza e funções das moléculas e biomoléculas. Estudo do metabolismo intermediário dos carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleícos. Interrelações metabólicas. Construção do conhecimento escolar em Bioquímica: atividades práticas aplicadas ao ensino fundamental de 6º ao 9º ano e ensino médio.

 

BIO 466 – MICROBIOLOGIA – B

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: BIO 465 - Bioquímica - B

Ementa: Citomorfologia, fisiologia e reprodução bacteriana. Vírus. Controle de micro-organismos por agentes físicos e químicos. Antibióticos. Microbiota normal do corpo humano.

 

BIO 467 – BIOLOGIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Aspectos históricos e conceituais de educação em saúde. Conceitos básicos e noções gerais de Saúde Pública. Saneamento básico. Higiene coletiva e individual. Epidemiologia: conceitos fundamentais. Estudo sumário dos vírus, bactérias, protozoários, helmintos, artrópodes e moluscos de interesse em saúde pública: inter-relação entre o hospedeiro humano e o meio ambiente. Drogas. A prática educativa na promoção de saúde: planejamento, execução e avaliação de projetos educativos em saúde.

 

BIO 546 – BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Impactos dos seres humanos sobre a diversidade biológica e os conhecimentos teóricos e práticos que possuímos para minimizar a perda da biodiversidade. Aplicação da biologia da conservação no Brasil e no mundo. Aplicações práticas e a aproximação teórica geral da proteção e conservação da diversidade biológica. Estudos de impacto ambiental e elaboração de relatório de impacto do meio ambiente.

 

BIO 547 – ETNOBIOLOGIA – A

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: A Etnobiologia como ciência, seus fundamentos interdisciplinares, seus métodos, suas aplicações e seus contributos. Conhecimento das ferramentas metodológicas etnocientíficas que permitem a elucidação das relações do homem com a natureza, associando em pequena escala reflexão ecológica e abordagem cultural. Etnomanejo de ecossistemas por populações tradicionais e etnoconservação da biodiversidade.

 

BIO 555 – FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Evolução e criacionismo, determinismo evolutivo, ambiente e adaptação, seleção natural e sexual, níveis de seleção, conceitos de espécie e filogenia, coevolução, socialidade, seleção de parentesco, mecanismos comportamentais e evolução, explicações de ecologia evolutiva nos livros didáticos para ensino fundamental e médio, práticas de ecologia evolutiva para ensino fundamental e médio.

 

BIO 572 – ECOLOGIA GERAL

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Fatores ecológicos. Níveis hierárquicos de organização, organismos e populações. Ecossistemas. Padrões locais, regionais e globais de distribuição da riqueza de espécies. Ecossistemas terrestres do Brasil. Estudo de paisagens, elaboração de planos de ensino e material didático para aulas de ecologia e ciências.

 

BIO 619 – SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO – B

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: A sexualidade humana em seus aspectos bio-psico-sociais. Manifestação da sexualidade nas diversas fases da vida. Sexualidade e seus aspectos culturais. Disfunções sexuais, saúde sexual e reprodutiva. Sexualidade e sociedade. A educação sexual enquanto objeto de ensino. Educação sexual para crianças, adolescente, adulto e idosos. Sexualidade e deficiência. Investigação: a prática docente em Educação Sexual.  Oficinas didáticas: elaboração e desenvolvimento de projetos didáticos para a Educação Básica.

 

BIO 620 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – B

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Concepções de meio ambiente, histórico e perspectivas, tendências, desafios e limites, representações ambientais e sociais, percepção ambiental, modelos de desenvolvimento e ecodesenvolvimento, Educação ambiental como tema transversal na educação formal. Educação ambiental em diferentes âmbitos. Estratégias de ensino em educação ambiental. Educação ambiental e os estudos culturais. Relações entre sociedade, cultura e meio ambiente. Educação ambiental frente aos novos paradigmas.

 

BIO 706 – INTRODUÇÃO À SISTEMÁTICA – A

Carga Horária: 30 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Normas de Nomenclatura Taxonômica. Sistemática essencialista. Fenética, sistemática filogenética e cladística. História dos sistemas de classificação. Hierarquia Taxonômica.

 

BIO 723 – Biologia de Campo APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: O campo como recurso didático e pedagógico. Ambientes aquáticos e terrestres e seus componentes bióticos e abióticos. Principais métodos, técnicas e ferramentas utilizadas na descrição de paisagens e sua utilização no ensino de ciências. Procedimentos de segurança em trabalhos de campo. Fundamentos metodológicos de amostragem e técnicas de coleta. Ética e postura do professor de ciências e biologia nas atividades de campo.

 

BIO 923 – BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Carga Horária: 30 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Padrões no desenvolvimento: processos moleculares, celulares e ambientais no desenvolvimento das formas orgânicas. Regulação genética do desenvolvimento. História da Biologia do Desenvolvimento: contribuição de modelos animais e vegetais. Avanços recentes da Biologia do Desenvolvimento e suas aplicações: Evo-Devo, regulação epigenética, células tronco, fertilização in vitro, genômica, transcriptômica e proteômica.

 

CHF 568 – EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO-CIENTÍFICO – A

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Os albores da Ciência e a construção do pensamento ocidental na Grécia Clássica. As fundações da Modernidade: a Revolução Copernicana e o confronto racionalismo X empirismo. Os aportes da Filosofia da Ciência: o falsificacionismo de Popper; os paradigmas e as revoluções científicas de Kuhn; os programas de pesquisa de Lakatos; o anarquismo epistemológico de Feyerabend. Tópicos de Filosofia da Biologia.

 

CHF 570 – ASPECTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS

Carga Horária: 30 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Conceitos básicos de Antropologia. Origem da humanidade. Fases do desenvolvimento Humano. Conceituação de etnocentrismo e relativização cultural. O passado cultural do Homem. Os grupos antropológicos brasileiros. As estratificações sociais a partir das questões de gênero, de geração e de etnicidade.

 

EDU 117 – ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, BRASILEIRA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: A educação escolar considerando o contexto sócio-econômico e político. Os planos, as diretrizes e a legislação para a educação básica. Organização e gestão do sistema escolar: aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros. Os profissionais da educação. Representação da docência produzida por textos oficiais, professoras e professores e mídias em geral.

 

EDU 182 – CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR E ENSINO DE EVOLUÇÃO

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: BIO 155 – Evolução – A

Ementa: A disciplina tem como foco a construção do conhecimento escolar em ciências, concebida como uma das dimensões do trabalho docente. Pretende promover a apropriação de saberes pedagógicos relativos ao processo de seleção de saberes a serem ensinados a partir da cultura social mais ampla, sua reorganização, reestruturação e recontextualização nos programas curriculares das instituições escolares. Para tanto, elegeu como objeto de estudo a inclusão curricular e a recontextualização didática da teoria darwinista de evolução no ensino médio de Biologia. Como dimensão prática, serão diagnosticadas dificuldades de aprendizagem e desafios no ensino de evolução em literatura e em entrevistas com professores e alunos, elaboradas e analisadas estratégias de ensino, e analisados recursos didáticos disponíveis para a abordagem deste conteúdo curricular.

 

EDU 183 – METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: EDU 806 – Didática I e EDU 822 – Psicologia e Educação

Ementa: Pretende-se analisar os condicionantes políticos, axiológicos, epistemológicos e metodológicos do planejamento da ação pedagógica para o ensino de ciências e biologia. Para tanto serão abordados os seguintes temas: A constituição histórica das disciplinas escolares Ciências e Biologia; Tendências e Orientações Curriculares na Educação Científica; Teorias da aprendizagem em ensino de ciências e implicações para a construção de metodologias; Dinâmica discursiva e aprendizagem em sala de aula de Biologia. Estes temas fornecer fundamentação teórica para que possam ser construídos e propostos planejamentos de unidades didáticas: plano de aula e plano de curso para o ensino fundamental e médio.

 

EDU 322 – IMAGENS DE NATUREZA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Representações de natureza produzidas pela escola, pelos diferentes sistemas de conhecimento (tradições culturais) e pela mídia (documentários, cinemas, revistas, TV) e nos livros didáticos e paradidáticos. Problematização e análise da visão antropocêntrica de natureza nos textos e discursos veiculados e produzidos nos espaços formais e não-formais de educação.

 

EDU 354 – PLURALIDADE CULTURAL E INCLUSÃO ESCOLAR

Carga Horária: 75 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: A escola como espaço sociocultural e a construção de identidades, subjetividades e alteridades. A produção do conhecimento biológico e as relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira; Africana e Indígena. As diferenças de gênero, de corpo, de sexualidade. O debate entre universalismo e multicultur alismo e a relação entre ciência e outras formas de conhecimento no âmbito da educação científica sensível culturalmente. Elaboração de projetos para pluralidade e inclusão escolar.

 

EDU 565 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA I

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: A pesquisa na formação do educador. Matrizes epistemológicas que alicerçam a pesquisa em Educação. Abordagens teórico-metodológicas na pesquisa em Educação. Diretrizes para a construção de um projeto de pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia. Elaboração de Projeto.

 

EDU 566 – METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA II

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: EDU 565 – Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia I

Ementa: Desenvolvimento de um projeto de pesquisa em Ensino de Ciências e/ou Biologia.

 

EDU 567 – TRABALHO MONOGRÁFICO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Carga Horária: 30 h

Pré-requisito: EDU 566 – Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia II

Ementa: Orientação e construção do texto monográfico resultante do projeto de pesquisa em ensino de Ciências e Biologia.

 

EDU 568 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS I

Carga Horária: 100 h

Pré-requisito: EDU 183 – Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia

Ementa: Organização do espaço e tempos escolares no Ensino Fundamental (estrutura administrativa, curricular, pedagógica e profissional). Processo de planejamento pedagógico da escola e, em particular, do ensino de Ciências. Levantamento de elementos para elaboração do projeto de ação pedagógica.

 

EDU 569 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS II

Carga Horária: 100 h

Pré-requisito: EDU 568 – Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências I

Ementa: Processos de ensino e aprendizagem de Ciências como objeto de estudo. Elaboração e execução de projeto de ação pedagógica no nível de Ensino Fundamental.

 

EDU 570 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE BIOLOGIA I

Carga Horária: 100 h

Pré-requisito: EDU 183 – Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia

Ementa: Organização do espaço e tempos escolares no Ensino Médio (estrutura administrativa, curricular, pedagógica e profissional). Processo de planejamento pedagógico da escola e, em particular, do ensino de Biologia. Levantamento de elementos para elaboração do projeto de ação pedagógica.

 

EDU 571 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE BIOLOGIA II

Carga Horária: 100 h

Pré-requisito: EDU 570 – Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia I

Ementa: Processos de ensino e aprendizagem de Biologia como objeto de estudo. Elaboração e execução de projeto de ação pedagógica no nível de Ensino Médio.

 

EDU 643 – PRÁTICA DE ENSINO EM DIVERSIDADE BIOLÓGICA

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Pretende-se analisar as ferramentas conceituais e estratégias metodológicas que permitem a construção de propostas e práxis pedagógicas de ensino de Zoologia e Botânica consistentes com uma abordagem evolutiva, que permitam a consolidação da noção de ordem subjacente à diversidade biológica, e rompa com uma visão essencialista de compreendê-la. Entre estas ferramentas conceituais figura o conceito de filogenia, a análise de seu poder preditivo, e seu papel na organização da informação sobre a diversidade biológica, o conceito de ancestralidade comum e a noção de que há unidade na diversidade. Entre as estratégias metodológicas cumpre analisar formas de construir representações diagramáticas do plano básico corporal dos filos que auxiliem no desenvolvimento desses conceitos.

 

EDU 806 – DIDÁTICA I

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: EDU 822 – Psicologia e Educação

Ementa: A natureza da prática pedagógica escolar. A importância da didática na formação do professor. A relação currículo e didática: objetivo de estudo da didática. Estrutura da dinâmica da prática pedagógica. Avaliação: aspectos pedagógicos, políticos e teórico-metodológicos.

 

EDU 822 – PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: O papel e a importância dos estudos da Psicologia para a educação. O desenvolvimento e a aprendizagem na criança com base na epistemologia genética Piaget e a psicogênese de Wallon e a sociogênese de Vygotsky.

 

EXA 418 – QUÍMICA APLICADA À BIOLOGIA

Carga Horária: 60 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Princípios fundamentais de Química aplicados aos sistemas biológicos enfatizando a interdisciplinaridade entre química e Biologia.

 

EXA 531 – MATEMÁTICA APLICADA À BIOLOGIA

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Elementos de matemática discreta: recursão, probabilidade e combinatória. Sistemas lineares. Conceitos básicos do cálculo elementar. Aplicações à biologia.

 

EXA 539 – FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA APLICADOS À BIOLOGIA

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Formação do Universo e da Terra. Estrutura da Terra. Escala do tempo geológico. Tectônica de placas. Ciclo das rochas e o ensino das Ciências.

 

EXA 540 – FUNDAMENTOS DE PEDOLOGIA

Carga Horária: 30 h

Pré-requisito: EXA 539 – Fundamentos de Geologia Aplicados à Biologia

Ementa: Intemperismo. Fatores e processos de formação dos solos. Atividades práticas para o ensino fundamental e médio sobre os constituintes e a identificação das propriedades morfológicas do solo.

 

EXA 541 – GEODINÂMICA EXTERNA

Carga Horária: 30 h

Pré-requisito: EXA 539 – Fundamentos de Geologia Aplicados à Biologia

Ementa: Processos físicos, dinâmica e formação dos ambientes sedimentares continentais e costeiros.

 

EXA 542 – PALEONTOLOGIA E PALEOECOLOGIA APLICADO À BIOLOGIA

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Fossilização. Icnofósseis. Historia evolutiva dos organismos. Reconstrução ambiental do passado geológico enfatizando a evolução das comunidades e suas inter-relações aplicado ao ensino da Biologia.

 

FIS 916 – FÍSICA APLICADA À BIOLOGIA

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: Medidas de grandezas físicas. Leis de Newton. Trabalho e energia: leis de conservação. Lei de Coulomb, Campo elétrico e Potencial Elétrico. Introdução a Física Moderna.  Hidrostática e Hidrodinâmica. Sólido e fluidos. Capilaridade. Ondulatória.

 

LET 808 – LIBRAS: NOÇÕES BÁSICAS

Carga Horária: 45 h

Pré-requisito: Não existe

Ementa: A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): conceito e parâmetros. Descrição visual e espaço de sinalização lingüística e topográfica na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Apresentação de vocabulário básico para o entendimento das estruturas e regularidades na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).