COLEGIADO DO CURSO
LETRAS
 

[Home]

  [Perfil Profissiográfico]  [Docentes]   [Currículos]  [Grades Curriculares]  [Fluxogramas]  [Horários]  [Contato]

 

  ATENÇÃO!

  DATAS DA MATRÍCULA WEB 2015.2:

  13 A 16/11/15 – MATRÍCULA WEB;
  20 A 22/11/15 - AJUSTE WEB E CONFIRMAÇÃO;
  23 A 27/11/15 - AJUSTE PRESENCIAL.


HISTÓRICO

O Curso de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS é um dos primeiros cursos a serem oferecidos, ainda quando a universidade era Fundação Universidade Estadual de Feira de Santana - FUFS, cujo projeto fora aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia e sancionado através da Lei Educação à Universidade, dá-se início ao processo de autorização de funcionamento, através do Decreto Federal nº. 77.469, de 27/04/76, tendo no elenco de cursos, dentre outros, a licenciatura 1º e 2º Graus em Letras - Habilitação em Português - Espanhol, Português - Francês e Português - Inglês.

Implantação

Os Cursos de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana foram implantados em 1972, contudo seu reconhecimento só ocorreu em 1976, sob o parecer nº. 7837/76, de 03/09/76, do Conselho Federal de Educação.

A implantação de mais cursos de Licenciatura visava descentralizar da capital, Salvador, a oferta dos cursos universitários, facilitando, dessa forma, o ingresso dos profissionais de nível médio em um curso de nível superior, sem que ele necessitasse de deslocar para o grande centro até então monopolizador desta modalidade de curso.

Sendo a cidade de Feira de Santana considerada como um ponto convergente de várias localidade do interior da Bahia, desde a implantação dos Cursos de Letra que para cá acorreram diversas pessoas das cidades circunvizinhas com o intuito de aperfeiçoarem-se, adquirindo o nível superior. Destarte, a implantação da Licenciatura beneficiou todo o ensino da região, já que muitos professores, possuidores apenas de nível médio, obtiveram um maior embasamento teórico-prático para poderem repassar ao alunado da cidade na qual lecionavam. Consequentemente, esses profissionais adquiriam uma melhor formação, que os capacitava à uma regência de classe mais crítica e criativa.

Download Clip VanGogh