A CEUA:

A Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Estadual de Feira de Santana (CEUA-UEFS) trabalha divulgando os direitos dos animais, analisa projetos de pesquisa e emite pareceres, além de difundir técnicas para garantir o bem estar animal e fazer parcerias com instituições de ensino superior públicas ou privadas, auxiliando-os na implantação das suas Comissões de Ética no Uso de Animais.

Histórico:

A Comissão de Ética no Uso de Animais surge em 27 de abril de 2001, através da Portaria nº002/2001. Posteriormente, foi transformada em Comitê através da Portaria n°631/2003 de 21 de maio de 2003. O Comitê vigorou recebendo projetos de pesquisa, porém, sem realizar as outras atividades cabíveis. Devido a tal desestruturação, em 21 de setembro de 2011, a professora Bióloga, Iraci Gomes Bonfim, através da Portaria n°1591/2011, foi designada para elaborar a proposta de reestruturação interna do Comitê. Em 19 de junho de 2012, a professora Iraci Gomes Bonfim torna-se coordenadora do CEUA-UEFS, através da Portaria 878/2012. A portaria designa, ainda, a vice-coordenação à Médica Veterinária, Maria Vilmária Fontes Carvalho e o secretariado à professora Bióloga, Ana Cerilza Santana Melo.

Cursos:

O Curso de Extensão: Ética Animal Aplicada ao Ensino e a Pesquisa Experimental é oferecido semestralmente pela instituição CEUA-UEFS, tendo sido aprovado pela Resolução CONSEPE 102/2012. O curso aborda estudos sistemáticos das questões da ética que emergem do campo teórico e prático das ciências biológicas e humanas, será ofertado para acadêmicos dos diversos cursos da UEFS, bem como de outras instituições de ensino superior. Tem o objetivo de introduzir noções básicas do direito dos animais e estudar as principais leis que regulamentam sua utilização. As aulas terão cunho expositivo-dialógico, serão realizados seminários, estudos de casos e atividades individuais e em grupo. A carga horária total do curso é de 36 horas, divididas em 18 semanas, sendo 02 horas semanais.

Recentemente, através da Resolução CONSEPE 115/2012, o Curso de Extensão: Capacitação para Membros da Comissão de Ética no Uso de Animais - Ética Aplicada ao Ensino e a Pesquisa, foi aprovado. O curso dará enfoque ao conhecimento sobre Ética Animal, Legislação Animal e órgãos que regulamentam a CEUA, com o intuito de formar novos conselheiros, bem como capacitar indivíduos para a formação de novas Comissões de Ética no Uso de Animais. O curso será ofertado para graduados institucionais e extra-institucionais. A carga horária total do curso será de 16 horas.

Observações: Esclarecemos que pelo fato da instituição encontrar-se em processo de renovação do quadro de conselheiros e de atualização do Regimento Interno, de acordo com a legislação atual em vigor, enviaremos em breve, informações adicionais.
 


Acesse:
 

 



* Instruções ao pesquisador
* Folha de rosto
* Protocolo

 


Aguarde
atualização...

                                                                                                                                                                                                          designed by léo nunes (assinf-uefs)